(31) 9 99503816

Projetos / Psicopedagogia e Arte



Mosaicos


          O mosaico surgiu com os Sumérios e os gregos há 4000 A.C. que utilizavam seixos rolados para pisos e revestimentos.

          Foram os romanos que difundiram a arte do mosaico por todos os povos que estavam sob seu domínio desde os confins da Ásia.

          Em Portugal encontram-se mosaicos muito bem conservados, datados do século II da era cristã as ruínas de Coimbra.

          A vinda para o Brasil ocorre com as chamadas pedras portuguesas na orla de Copacabana.
          Na Espanha, Antoni Gaudi quebrou todas as tradições em Barcelona, junto, com o movimento da Art Nouveau que deu cara nova ao mosaico da época do Renascimento no século XVI ( Basílica de São Pedro).

          Na psicopedagogia, a arte musiva desenvolve a capacidade de organização, um exercício lógico de justaposição e visão espacial. A palavra Escolha é talvez a grande descoberta do mosaico, assim jovens e crianças aprendem a escolher cores, formas, tamanhos e a compor um quebra cabeça. No fazer percebe-se que o mosaico é uma forma de jogar e que não existe um padrão e nem uma forma de criação. Ele mostra a singularidade de cada um, pois o sujeito aprende de sua própria atividade.
 
          O mosaico possibilita descobertas. É no fazer que se descobre os possíveis. Não é uma técnica de colagem. É o brincar com inúmeras possibilidades. De uma forma lúdica entra-se em contato com conceitos, como linha, cor, simetria, ritmo, perspectiva e composição.

Voltar